Casos de pneumonia e SP acendem alerta para bactéria quecausou surto na China
A cidade de Santo André, no Estado de São Paulo, registrou um surto de pneumonia causada pela bactéria Mycoplasma pneumoniae entre crianças que frequentam a mesma escola.
O microrganismo é o responsável pelo alerta de saúde recente na China em meio a um aumento significativo nos casos de internação pediátrica.
As informações foram reveladas pelo jornal Folha de São Paulo e confirmadas ao GLOBO pela Secretaria de Estado da Saúde paulista (SES-SP). A pasta, porém, destaca que a bactéria não é incomum e que as identificações "não necessariamente representam gravidade".
"A SES-SP informa que possui cinco casos de pneumonia confirmadas com a bactéria Mycoplasma pneumoniae. Os casos concentram-se em menores de quatro anos. É importante ressaltar que se trata de uma pneumonia bacteriana relativamente comum, de característica sazonal, ou seja, o número de casos varia de acordo com a época do ano e não necessariamente representa gravidade", diz em nota.
De acordo com a apuração da Folha de São Paulo, os casos foram registrados no boletim do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) do último dia 26. As crianças têm entre 3 e 4 anos e foram hospitalizadas, mas estão bem. A primeira internação foi relatada no dia 18 de novembro, na capital do estado paulista. A mais recente ocorreu no último dia 15. Os pacientes permaneceram hospitalizados por um período que durou de 4 a 20 dias.
Em ao menos dois casos, houve também a detecção de um rinovírus, patógeno que causa resfriados comuns. Outros quatro alunos que estudam na mesma escola também apresentaram sintomas gripais, mas os exames não confirmaram a presença da bactéria.
A Mycoplasma pneumoniae é uma causa conhecida de pneumonia, principalmente em crianças, mas que estava em baixa desde o início da pandemia. Ela não costuma provocar casos graves e pode ser tratada com antibióticos, porém o aumento da resistência bacteriana aos medicamentos favorece a ocorrência de quadros que demandam hospitalização.