Um trem que que Passa nas cidades de São Paulo e Embu-Guaçú e que poderia servir de transporte de passageiros até o litoral, infelizmente deixou de fazer essas viagens levando pessoas, e hoje só leva grãos.
O líder do movimento 🆘️ transporte M Boi Mirim, Começou uma campanha nas Redes Sociais para que o trem, que transporta grãos na Cidade de Embu-Guaçú seja usado também para Transportar pessoas.
Até o final dos anos 90, trem de passageiros ligava Embu-Guaçu a Santos.
Falar da ligação entre São Paulo e a Baixada Santista, operada por trens de passageiros, quase sempre é mencionado as ligações entre Jundiaí e Santos por Paranapiacaba, ou a ligação entre o centro e Santos por meio da ligação ferroviária que existia na Zona Sul.
Mas um outro serviço operava até 1997, na ferrovia Mairinque-Santos, com um atendimento entre Embu-Guaçu e a baixada Santista. Segundo o site Estações Ferroviárias, a pedido da prefeitura municipal de Embu-Guaçu, em 1982, a Fepasa operou o trem que geralmente formado por carros inox série 500 da Budd, ou então, carros de aço carbono anteriormente usados pela operadora Mogiana.
As composições eram tracionados por uma locomotiva a diesel GL-8. Foi extinto em outubro de 1997, junto com a linha Santos-Juquiá.
O site cita a fala de Ricardo Koracsony, citando em alguns momentos, “haver muitas pessoas em pé no interior do trem. Se não me engano era o primeiro sábado de setembro de 1993 e logo imaginei que muitas pessoas iam para a baixada no sábado e retornariam somente no domingo no mesmo trem”.
Apesar do uso, as composições não estavam em bom estado em seus últimos anos de operação. “Esse trem de Embu-Guaçu nos seus tempos finais já estava com os carros caindo aos pedaços, sujos, com bancos rasgados, janelas quebrados e o tradicional cheiro de urina da Sorocabana” –
Obs: Nós da M Boi Mirim News Apoiamos essa Ideia
